Animais

Cavalo-marinho-de-focinho-comprido

Cavalo-marinho-de-focinho-compridoo
Hippocampus guttulatus

Pequeno peixe que pode atingir 20 cm de comprimento. A sua cabeça, com um focinho comprido, lembra a de um cavalo (daí o nome). Têm uma cauda preênsil, que usam para se ancorar a plantas ou animais nos quais se camuflam perfeitamente.

Os machos é que ficam “grávidos”. Têm uma bolsa no abdómen, uma espécie de marsúpio, onde as fêmeas depositam os ovos e onde eles os protegem até ao nascimento dos juvenis, cavalos-marinhos em miniatura, que emergem da bolsa já a nadar!

Os cavalos-marinhos são espécies particularmente vulneráveis. Aos aspetos únicos decorrentes da sua biologia (fraca mobilidade, grande dependência do habitat), soma-se o facto de viverem em zonas pouco profundas, perto de centros de atividade humana, onde se acumulam vários tipos de pressões e ameaças, como degradação ambiental e a sua captura dirigida para utilização em medicinas tradicionais e aquariofilia.

No ano 2000, a Ria Formosa era o local com maior densidade populacional desta espécie a nível mundial. Recentemente foi reportado um declínio acentuado da população superior a 90%. Apesar de não se conhecerem as causas exatas desta dramática diminuição, ela pode ter resultado de uma sobreposição de fatores, como a degradação ambiental, a pesca ilegal, a poluição sonora subaquática, entre outros.

Contactos

Contactos

Morada

Quinta de São Sebastião
Estrada de S. Sebastião, nº9
2630-180 Arruda dos Vinhos

Redes Sociais
Telefone

+351 263 978 550